Combate à dengue terá apoio do Ministério da Saúde com estações larvicidas e remessa de testes rápidos em Rio Preto
14/01/2025
Medidas para o controle da doença foram anunciadas em reunião entre representantes do governo federal e do município. Estação que dissemina larvicida é uma das armas para o combate à dengue
Ualisson Noronha/SESDF
Representantes do Ministério da Saúde estiveram em São José do Rio Preto (SP) na segunda-feira (13) para discutir ações integradas de enfrentamento da epidemia de dengue que afeta a cidade e a região.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
O governo federal anunciou o envio de novas tecnologias para o município, como as Estações Disseminadoras Larvicidas (EDL), dispositivos que facilitam a aplicação de larvicidas em criadouros do mosquito Aedes aegypti, além da capacitação das equipes locais para utilizá-las.
Funcionamento da Estação Disseminadora Larvicida (EDL)
Divulgação/Fiocruz
Outra medida será a introdução do método Wolbachia, que utiliza uma bactéria para bloquear o desenvolvimento de vírus como o da dengue, zika e chikungunya nos mosquitos.
Além disso, foi discutida a implementação de testes rápidos para diagnóstico da doença. O Ministério da Saúde adquiriu 6 milhões de testes NS1 com sensibilidade superior a 95%, e parte dessa remessa deverá ser destinada a São José do Rio Preto, conforme anunciado.
A situação de emergência em saúde pública, provocada pela epidemia de dengue, foi reforçada na reunião, com a apresentação de dados epidemiológicos atualizados. O município também buscará apoio federal para ampliar a rede de leitos hospitalares destinados ao tratamento de pacientes infectados pelo vírus da dengue.
A reunião contou com a participação do secretário municipal de Saúde, Rubem Bottas, e da equipe da Vigilância Epidemiológica de Rio Preto, além de representantes do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e do Conselho de Secretarias Municipais de São Paulo (Cosems/SP).
Dengue em Rio Preto
Em 2024, Rio Preto registrou mais de 32 mil casos confirmados de dengue. Em 2025, os números continuam elevados, com mais de 300 casos confirmados e além de 4 mil em investigação, caracterizando a epidemia da doença na cidade e a situação de emergência em saúde pública.
Representantes do Ministério da Saúde realizaram reunião em Rio Preto por conta da dengue
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM